Pular para o conteúdo principal

Principais Obras de Fernando Pessoa


          Fernando Pessoa dono de uma vasta obra, a frente de seu tempo escreveu poesia e prosa em português, inglês e francês, além de ter trabalhado com traduções e críticas. Foi uma figura central do modernismo português. Poeta lírico e nacionalista, o autor procurava escrever poesias relacionadas a temas tradicionais de Portugal, sempre prezando por seu lirismo saudosista. Suas obras caracterizam-se pelas reflexões sobre o “eu profundo”, pela solidão, pelas inquietações e pelo tédio.
        Assinando com o seu próprio nome ou com algum de seus heterônimos. Impossível dizer que não goste dele pois tem um “Pessoa” para cada gosto!
         Pessoa foi múltiplo. Seus heterônimos ganharam vida, pois o próprio poeta encarregava-se disso ao dar-lhes biografias cheias de detalhes, além de estilos peculiares. Cada um de seus “transbordamentos” possui uma temática específica, além de opiniões muito diferentes sobre a vida.

“Não sei quantas almas tenho. 
Cada momento mudei. 
Continuamente me estranho.
 Nunca me vi nem acabei. 
De tanto ser, só tenho alma. 
Quem tem alma não tem calma. 
Quem vê é só o que vê, 
Quem sente não é quem é (...)”.

Fragmento do poema “Não sei quantas almas tenho”.


Entre suas obras destacam-se:

Livros
  • Livro do desassossego;
  • Ficções do interlúdio: para além do outro oceano;
  • O banqueiro anarquista;
  • O marinheiro;
  • Por ele mesmo.

Prosas

  • Pessoa e o fado: um depoimento de 1929;
  • Páginas íntimas e de autointerpretação;
  • Páginas de estética e de teoria e de crítica literárias.


Poesias

  • A barca;
  • Liberdade;
  • Autopsicografia;
  • Mar português;
  • Mensagem;
  • Presságio;
  • Primeiro Fausto;
  • Solenemente;
  • O guardador de rebanhos;
  • Ode marítima;
  • Todas as cartas de amor…

Frases: Fernando Pessoa

Além de suas obras e poemas, Pessoa reconhecido por suas frases. Seguem algumas frases de Fernando Pessoa:


  •  Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?
  • Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido;
  • Tudo vale a pena quando a alma não é pequena;
  • Tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Referência:
MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa: através dos textos. 23ª. ed. rev. e atual. São Paulo: Cultrix, [1968]. 575 p.
CELI, Renata. Fernando Pessoa: : biografia, principais obras e mais!. : biografia, principais obras e mais!. 2019. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2019/06/07/fernando-pessoa/. Acesso em: 16 abr. 2020.
DIANA, Daniela. Fernando Pessoa. 2017. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/fernando-pessoa/. Acesso em: 16 abr. 2020.
 MUSTEFAGA, Rafaela. Quem foi Fernando Pessoa?: história e obras. História e Obras. [20--]. Disponível em: https://www.gestaoeducacional.com.br/fernando-pessoa-historia-obras/. Acesso em: 16 abr. 2020.
 PEREZ, Luana Castro Alves. Heterônimos de Fernando Pessoa. [20--]. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/heteronimos-fernando-pessoa.htm. Acesso em: 16 abr. 2020.
 FERNANDO Pessoa: Poeta português. Poeta português. [20--]. Disponível em: https://www.pensador.com/autor/fernando_pessoa/. Acesso em: 16 abr. 2020.
REGINA, Gisele. AS FACES OCULTAS ESPIRITUAIS DE PESSOA. [20--]. Disponível em: http://lounge.obviousmag.org/imensidao_multicultural/2016/12/as-faces-ocultas-espirituais-de-pessoa.html. Acesso em: 16 abr. 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bernardo Soares - Heterônimo

Fernando Pessoa, criou inúmeras obras e assinou com cerca 70 nomes diferentes, mas apenas três são considerados heterônimos isso porque o poeta teria criado apenas a biografia de Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Fernando Pessoa criou um particularmente diferente, o Bernardo de Campos, que é considerado um semi-heterônimo que foi desenvolvido à medida que Pessoa criava Livro do Desassossego que é considerado uma das obras fundadoras da ficção portuguesa no século XX. Sua personalidade e características são descritas exclusivamente nessa obra, que se é semelhantes às de Fernando Pessoa, sendo muitas vezes confundido com o próprio escritor. "não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afetividade." http://multipessoa.net/labirinto/bernardo-soares/19 De acordo com o prefácio do Livro do Desassossego, Bernardo Soares era um homem que “aparentava trinta anos, magro, mais al...

Crônica: Exercícios

EXERCÍCIOS Questão 1 Leia o texto a seguir para responder à questão: De homem para homem - Ateu, não: agnóstico - Pois eu te dou quinhentas pratas se você me disser o que quer dizer essa palavra. - Ora, para começar você não tem quinhentas pratas. Estou conversando a sério e você me vem com molecagem. Acho que Deus é uma coisa, os padres outra. O ranço das sacristias me enoja. Tenho horror ao bafo clerical dos confessionários! O bem que a confissão pode nos fazer é o de uma catarse, um extravasamento, que a psicanálise também faz, e com mais sucesso. Estou mesmo com vontade de me especializar em psiquiatria. - Só mesmo um doido te procuraria. Mauro não pôde deixar de rir. Eduardo acrescentou: - Você vai ter de se curar para depois curar os outros. - É isso mesmo - concordou o outro, sério. - Estou exatamente preocupado com o meu próprio caso. Já iniciei o que eu chamo de "a minha libertação". - E o que eu chamo de "a sua imbecilização". ...

ROMANCE: exercícios

QUESTÃO 1 (UFRR)  A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o Modernismo, ainda que modificados, foram: a) Indianista e histórico; b) Histórico e urbano; c) Urbano e regional; d) Regional e indianista; e) Indianista e urbano; QUESTÃO 2 São características do romance: I)              Possuir quatro elementos chave: Narrador, Tempo, Enredo e Personagens. II)             O romance é um gênero que pertence ao texto narrativo. III)           É um gênero jornalístico com intuito de trazer informação para todos os leitores IV)           Só há um tipo de narrador e ele...